PROJETO CONTOS LOCAIS – SÃO DOMINGOS DO PRATA – MG.

  • Data: 11 de abril de 2019
  • Horário: 09:00
  • Local: São Domingos do Prata - MG.

“RODA DE PROSA COM BIA BEDRAN”

As narrativas orais são muito mais do que divertidas e belas histórias que ficam impressas no coração das pessoas, são traços de uma longa tradição que acompanha a história da humanidade inteira. Eis a razão pela qual eu conto, canto e escrevo histórias desde que me entendo por gente, artista e educadora.
“Ler e escrever histórias é fazer um bem; ouvi-las também.” (Bia Bedran)

Bia Bedran disserta sobre os segredos e os encantamentos que permeiam a viagem da palavra através dos tempos, usando recursos musicais como o canto acompanhado de seu violão e de trilha sonora incidental, além de recursos teatrais da expressão corporal, bonecos e adereços.
A palestra promove o encontro do pensamento filosófico/científico com a própria arte, numa comunhão capaz de desvelar inúmeras possibilidades de inserção do indivíduo em seus processos criativos.

Sobre o Projeto Contos Locais.
O Projeto Contos Locais traz uma proposta desafiadora de conduzir alunos de escolas públicas municipais em uma imersão na cultura local, por meio de pesquisa das histórias, causos e personagens propagados pela oralidade. A experiência pedagógica à qual são submetidos com acesso a oficinas de contação de histórias, pesquisa e narrativa, certamente, traz frutos para a vida escolar e profissional. O resultado dessa viagem cultural é transformado em recontos e organizado em livros que são distribuídos gratuitamente nas comunidades participantes, gerando o registro, a conservação, apreciação e valorização da cultura local.