SESC Londrina PR. A Arte de Cantar e Contar Histórias

Aula/Espetáculo – A Arte de Cantar e Contar Histórias com Bia Bedran.

Local. SESC Londrina Cadeião/Galeria das Artes.
Rua: Sergipe, 52.
Data: 29 de junho, quarta-feira. Horário: 19h30min.
Público alvo: Alunos da FATUM Educação, professores, mediadores de leituras, bibliotecários, contadores de histórias e demais interessados na Arte de Ler, Ouvir e Contar Histórias.
Informações: FATUM EDUCAÇÃO
E-mail – fatum.adm@hotmail.com
Tel. 41 3014-0437

Aula /Espetáculo – A ARTE DE CANTAR E CONTAR HISTÓRIAS

Palestra sobre os fundamentos teóricos desta prática milenar. Embasada em sua própria pesquisa lançada em livro pela Ed. Nova Fronteira, intitulado “A Arte de Cantar e Contar Histórias – Narrativas Orais e Processos Criativos” Bia Bedran disserta sobre os segredos e os encantamentos que permeiam a viagem da palavra através dos tempos, usando recursos musicais como o canto acompanhado de seu violão e de trilha sonora incidental, além de recursos teatrais, expressão corporal, bonecos e adereços.
A palestra promove o encontro do pensamento filosófico/científico com a própria arte, numa comunhão capaz de desvelar inúmeras possibilidades de inserção do indivíduo em seus processos criativos.

Livro – A Arte de Cantar e Contar Histórias – Ed. Nova Fronteira

“A arte de contar tem estreita relação com o dom de ouvir”.
Quando se trata da arte de cantar e contar histórias, o nome de Bia Bedran é uma das primeiras referências que costumam ser evocadas. Em 40 anos dedicados ao público infantil, Bia construiu uma carreira de sucesso, participando ativamente da infância de várias gerações, educando, permeando sonhos e estimulando a criatividade de crianças do Brasil inteiro. Bia Bedran também é graduada em musicoterapia e em educação artística e mestre em Ciência da Arte, um programa de mestrado da UFF (Universidade Federal Fluminense). E neste livro, um rico estudo sobre narrativas orais e processos criativos, ela aborda, utilizando bibliografia bem-fundamentada, a importância da palavra contada, multiplicadora de possibilidades criativas. “A Arte de Cantar e Contar Histórias” é um livro que reúne memória e rigor acadêmico, ideal para quem reconhece o valor de uma história bem-contada.

INFORMAÇÕES SOBRE BIA BEDRAN

Bia Bedran nasceu em Niterói e cresceu amiga dos livros e da música. É mestre em ciência da arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), graduada em musicoterapia e educação artística, cantora, compositora, contadora de histórias e escritora. Entre 1973 e 1983, foi integrante do Quintal Teatro Infantil. Também integrou o Bloco da Palhoça, no qual mesclava composições suas com uma profunda pesquisa de ritmos e gêneros musicais do folclore brasileiro. Os trabalhos no teatro lhe renderam prêmios, como o Troféu Mambembe e o Prêmio Coca-Cola de Teatro Infantil. Fez também trabalhos para a televisão, entre os quais os programas Canta-Conto e Lá Vem História. Ao longo de sua carreira dedicada às crianças e à arte, Bia escreveu 13 livros infantis, gravou 08 CDs com histórias populares e canções de sua autoria e lançou 02 DVDs gravados ao vivo. Como pesquisadora, lançou o livro A arte de cantar o contar histórias: narrativas orais e processos criativos, resultado de sua dissertação de mestrado e considerado Altamente Recomendável pela FNLIJ em 2013, na categoria Teórico.

CDs LANÇADOS:
1995 – “A Caixa de Música de Bia Bedran” (Robdigital)
1996 – “Coletânea de Músicas Infantis de Bia Bedran” (Robdigital)
1997 – “Acalantos” (Robdigital)
1998 – “Bia Canta e Conta” – Histórias – (Robdigital)
1999 – “Dona Árvore” (Robdigital)
2001 – “Bia Canta e Conta vol. 2 – Histórias – (Robdigital)
2003 – “Brinquedos Cantados” (Robdigital)
2005 – “Fazer um Bem” (Robdigital)
2016 – “Bloco da Palhoça” (Angelus Produções)

OUTROS LANÇAMENTOS:
1998 – CD Úman – (Niterói Discos e Angelus Produções)
2013 – CD Beatriz – (Angelus Produções)

DVD: 2009 – “Histórias de um João de Barro” (Robdigital)
2010 – “Cabeça de Vento” (Angelus Produções)

LIVROS: 1996 – O Pescador, o Anel e o Rei (Editora Lê)
1996 – A Sopa de Pedra (Editora Lê)
2003 – Cabeça de Vento (Editora Nova Fronteira)
2006 – Deus (Editora Nova Fronteira)
2007 – Eu e o Tempo (Editora Nova Fronteira)
2008 – Palhaço Biduim (Editora Nova Fronteira)
2009 – A Menina do Anel (Editora Nova Fronteira)
2011 – O Sapateiro e os Anõezinhos (Editora Nova Fronteira)
2011 – Uma História Sem Fim (Editora Nova Fronteira)
2012 – O Menino que foi ao Vento Norte (Editora Nova Fronteira)
2012 – A Arte de Cantar e Contar Histórias. (Editora Nova Fronteira)
2013 – O Caraminguá (Editora Nova Fronteira)
2014 – Fazer Um Bem (Editora Nova Fronteira)
2015 – O Mundo dos Livros (Editora Nova Fronteira)

Logo m3 Agência Digital