Agenda
Ano

28/07
2018

Festival SESC de Inverno 2018 – Petrópolis

Encontro Literário Musical

SESC Nogueira – Petrópolis

28/07 – Sábado às 10 horas

29/07
2018

Festival do Vale do Café – RJ

Show Musical Canções, histórias e brincadeiras musicais de Bia Bedran

APRESENTAÇÃO:
A arte de cantar e contar histórias se faz hoje mais do que nunca necessária porque quando ela se dá, seja num contexto pedagógico, numa roda informal de contos ou num espetáculo teatral, o maravilhoso se instala. O maravilhoso contém elementos e valores ancestrais que vêm caminhando ao lado da existência humana em suas mais diversas culturas e, quando um conto é narrado, as imagens saltam diretamente para a imaginação criadora do ouvinte, seja ele criança ou adulto.
Assistimos na atualidade a necessidade da valorização da arte da narração oral porque o conto é uma experiência estética que promove esta relação íntima entre contador e ouvinte, valorizando a palavra humana e trazendo o calor de uma presença, que não se encontra nos outros meios de comunicação. Uma boa história ilumina o coração, promove mudanças, cura feridas, instiga os sonhos, desvela mistérios, revela e derruba valores, recria memória afetiva. Ouvir-cantar-contar histórias é uma experiência que se traduz numa integração de sentidos e significados que nos tornam mais sensíveis e instaura em pleno século XXI o que chamamos de reencantamento do mundo.
Ao longo desses 40 anos de carreira dedicados à infância Bia Bedran sempre se preocupou em oferecer ao seu público, entretenimento, alegria, inteligência, poesia e muitas histórias intercaladas com canções e brincadeiras.
Autora de 14 livros infantis, gravou e produziu 10 CDs e 2 DVDs. Como pesquisadora, lançou o livro “A Arte de Cantar e Contar Histórias: Narrativas Orais e Processos Criativos”, resultado de sua dissertação de mestrado e considerado Altamente Recomendável pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) em 2013, na categoria teórico. Seu livro “O Mundo dos Livros” recebeu o Prêmio Jabuti 2016, categoria Didático e Paradidático,
Em suas viagens pelo Brasil, além de apresentar seus shows musicais para crianças, jovens e adultos, Bia realiza oficinas de formação de contadores de histórias.

O ESPETÁCULO:
Bia Bedran apresenta seu espetáculo musical composto de histórias, brincadeiras, suas canções já conhecidas junto às crianças e educadores e outras inéditas. Valorizando a presença física dos livros como se estivéssemos dentro de uma grande biblioteca, os contos e os personagens ganham vida numa contínua viagem musical.
Durante 75 minutos Bia e seus músicos, que integram a Banda Cabeça de Vento, contemplam a plateia com uma sonoridade extremamente brasileira e variada em gêneros musicais.
Na percussão, Paulão Menezes; na rabeca, no bandolim e vocais, Guilherme Bedran; no acordeon, teclado e vocais, Tadeu Santiago; e o seu inseparável violão carinhosamente chamado por ela de João Sebastião Benedito de Souza.
Em cada história escolhida para o show, que estão lançadas em livros pela editora Nova Fronteira ou gravadas em áudio/visual em seu canal do youtube ou em seus CDs e DVDs, Bia cria uma performance diferente explorando seu lado de atriz.
Com muita ludicidade, utilizando bonecos manipulados e objetos que ganham vida em suas mãos, Bia criou esse espetáculo “Canções, Histórias e Brincadeiras Musicais” que oferece às crianças de todas as idades um grande quintal de encantamento e imaginação.

ROTEIRO

É Bom Cantar (Bia Bedran)
O Trem (Bia Bedran)
Segredos (Bia Bedran)
Uma História Sem Fim (Bia Bedran/ Ed. Nova Fronteira)
O Pato Injuriado (Bia Bedran)
Barco Benedito (Bia Bedran)
Apresentação dos Músicos (Instrumental)
O Fazendeiro seu Filho e o Burro (Fábula de Esopo/Adaptação Bia Bedran)
Fazer um Bem (Bia Bedran)
Boneca de Lata (Brincadeira Musical)
Caveiras (Brincadeira Musical)
Palhaço Biduim (Bia Bedran/Ed. Nova Fronteira)
A Casa que o Pedro Fez (Conto Popular/Adaptação Bia Bedran)
O Sapateiro e os Anõezinhos (Bia Bedran / Ed. Nova Fronteira)
Pedalinho (Bia Bedran)
Ciranda do Anel (Bia Bedran)

Músicas, Roteiro e Concepção: Bia Bedran
Direção Cênica: Djalma Amaral.
Músicos: Paulão Menezes (Percussão), Tadeu Santiago (Acordeon e Teclados) e Guilherme Bedran (Violino e Bandolim).
Figurino: Espetacular Produções e Artes – Ney Madeira & Dani Vidal
Fotos: Paulo Rodrigues
Iluminação e Cenário: Djalma Amaral
Produção: Maurício Ribeiro

CONTATOS:
Maurício Ribeiro | 21 2710-6338 | 98855-7332 | mauriciok88@gmail.com

15/09
2018

Show Musical – Sabará – MG.

Informações em Breve

16/09
2018

Show Musical – Belo Horizonte – MG.

Informações em Breve

Logo m3 Agência Digital
?>